sexta-feira, 11 de março de 2016

Lidando com seu dinheiro

Imagem de 60s, christmas, and 90s


Olá Boys and Girls, como você estão?! Nesse post quero falar um pouco das dificuldades que a maioria de nós passamos ou vamos passar e qual a melhor maneira de lidar com isso! Como administrar seu dinheiro no meio de tantas dificuldades de ser um jovem e viver em uma época de incertezas no mundo econômico como esta acontecendo atualmente.


Bem, se você esta acompanhando os posts, sabe que esse ano comecei um estagio, e como estagiário trabalho muito e ganho pouco (só quem é estagiário sabe do que eu estou falando), mas estou feliz porque mesmo com as dificuldades consegui essa oportunidade (ainda mais com a situação que anda no meu município), e sem essa oportunidade teria que parar varias coisas que eu estou fazendo nesse momento. E ganhando pouco tenho que me desdobrar pra conseguir manter as coisas em ordem, por isso vou falar o que eu faço pra administrar o meu dinheiro.


Imagem de cash, funny, and make it rain

NÃO ESPERE QUE A SUA FAMÍLIA TE AJUDE:

Vindo de uma família simples, cresci vendo os meus pais passarem muitas dificuldades pra que eu e minha irmã tivéssemos as oportunidades que eles não tiveram, vendo isso fui aprendendo a poupar. Mas a cultura do nosso país tem um mal habito de nós fazer acreditar que nossos país/família têm a obrigação de nos ajudar quando precisamos e isso esta extremante errado. Eu acredito que a melhor maneira de ensinar uma pessoa a usar o seu dinheiro é fazê-la lidar com seus próprios gastos, a partir do momento que VOCÊ quer um carro, começar a faculdade ou dinheiro pra sair com seus amigos e comprar coisas tem que arcar com os gastos e consequências disso (se você leu isso e não gostou então está culturalmente mal ensinado kkk) faça as sua parte e no ultimo mais ultimo caso mesmo peça ajuda.

MANTENHA O FOCO:

Eu sei que é clichê mais é extremamente necessário, sei que como eu você gosta de sair com seus amigos (as), comer uma comida boa e comprar roupas e cosméticos, só que essas  coisas nos tiram o foco facilmente, por isso a força de vontade tem que andar de mãos dadas com você, aquele pensamento ao comprar uma coisa “Eu mereço porque trabalhei muito”, aos poucos vai acabando com suas finanças e no final do mês quando o bicho pega você não vai ter pra  onde correr, e se mesmo assim se tiver coisas que você faz questão de ter, coloque no papel ou faça uma planilha para ter o controle.

ABRA UMA CONTA:

Por mais apertado que as coisas estejam nesse momento, você precisa guardar, é difícil e ao mesmo tempo necessário, estipule um valor mensal e seja fiel, não guarde esse dinheiro em casa porque você pode pegar, coloque em uma conta no banco, além de estar protegido ele vai rendendo todo mês. Eu tenho o hábito de guardar no cofrinho toda moeda que sobra aqui em e no final do ano uso pra comprar uma coisa pra mim, todo ano arrecado 100 ou 120 só em moedas.

NÃO USE CARTÃO DE CREDITO!

Não sei vocês, mais acho a coisa mais estúpida do mundo pagar uma conta fazendo outra, o cartão é algo do qual foi feito pra ti pegar e não soltar nunca mais, se você tem um divida e que comprar uma coisa, negocie pra pagar da melhor maneira e se possível à vista, nunca gostei de comprar as coisas a prazo, os jurus hoje em dia é um absurdo.

PREVEJA FUTUROS GASTOS:

  Planejar aonde você vai gastar o seu dinheiro é muito importante, junte os gastos obrigatórios que você tem todo mês, depois adicione o que você quer comprar, assim você terá uma visão se está dentro das suas expectativas ou se vale a pena esperar mais um pouquinho.


Bem pessoal é isso, só porque o nosso país esta em crise não significa que devemos viver na sofrência, a melhor maneira de passar por essas dificuldades é pensar e repensar a maneira de lidar com o nosso dinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário